VOCÊ SABE QUAL ENCAIXE DE LÂMPADA É USADO EM SUA CASA?

Uma dúvida frequente e fácil de ser resolvida é: como escolher lâmpadas que não tenham o encaixe diferente do soquete ou plafon usado em sua casa? Abaixo resolvemos isso.

Antes vamos citar outra dúvida, você sabe o que é o “Parafuso de Edison”?

O Parafuso de Edison é o nome dado para a fixação e contato elétrico das lâmpadas que são encaixadas em bocal/soquete. Além da fixação, ele é o responsável pelo contato elétrico (por onde a energia elétrica vai passar e acender à lâmpada). 

Precisamos mencionar que o inventor deste dispositivo foi Thomas Edison, o famoso inventor das lâmpadas incandescentes!

Já sabemos o que é o Parafuso de Edison, agora vamos aprender como é feita sua medida. Este tipo de conexão é identificado pela designação Exx onde xx refere-se ao diâmetro do conector em milímetros. Um exemplo mais utilizado no Brasil é o E27, que significa que o conector tem 27 milímetros de diâmetro. 






Vale reforçar, no Brasil o mais utilizado é o E27. Logo, uma lâmpada E27 deve ser colocada em um bocal/soquete E27, seja ela incandescente, eletrônica, Led, etc...

Uma dica é procurar sempre contatos com maior numero de voltas (rosca), seja na lâmpada ou bocal, pois proporciona melhor fixação, contato elétrico e segurança.


            

Comentários

Postagens mais visitadas