FATOR DE POTÊNCIA – POTÊNCIA REAL

Você já ouvir falar, mas o que realmente é fator de potência? O que isso pode mudar no seu consumo de energia elétrica? Veja abaixo tudo o que você precisa saber para ficar antenado.

Entendendo o fator de potência:
Existem tipos te potência, a Potência Ativa é a que realiza o trabalho, ou seja, faz seu aparelho funcionar. A Potência Reativa é aquela que é a que faz a criação de campos eletromagnéticos e elétricos, ou seja, o seu aparelho não a usa para realização de trabalho, mas sem ela ele não funciona. Isso é uma característica de alguns equipamentos tais como: motores elétricos, lâmpadas fluorescentes, máquinas de solda, transformadores, etc. 

Por ultimo, temos a Potência Aparente, que é a soma das Potências Ativa e Reativa. A Potência Aparente é a potência de consumo total do seu aparelho elétrico.

Por fim, o Fator de Potência (FP) é a eficiência que um determinado aparelho elétrico tem, ou seja, quando a potência Ativa (realiza trabalho) é o mais próximo possível da Potência Aparente (total), assim, economizamos energia elétrica. Esta é a potência que pagamos na nossa conta de energia.

Por definição, o fator de potência é um número adimensional entre 0 e 1. Quando o fator de potência é igual a zero (0), o fluxo de energia é inteiramente reativo, quando o fator de potência é um (1), toda a energia fornecida pela fonte é consumida pela carga. 

Exemplo de produtos e seu Fator de Potência:

Por isso, fiquem atentos ao Fator de Potência na hora de escolher seus produtos, pois assim podemos evitar desperdícios, economizar e ajudar nosso planeta.



            


Comentários

Postagens mais visitadas