TOMADAS DE 10A E 20A, ENTENDA A DIFERENÇA:

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto


Não é difícil de encontrar alguns aparelhos onde os pinos são mais largos e não se encaixam nas tomadas de casa não é mesmo? Por que isso acontece e o que fazer nesses casos?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na maioria das residências o padrão utilizado de tomadas é 10 A, por isso estamos acostumados não ter problemas para ligar alguns produtos básicos que temos no dia a dia. Mas isso não é necessariamente uma regra, ainda é comum encontrarmos equipamentos que exigem 20 A, e a diferença não está somente no tamanho da tomada. Essa distinção foi pensada para que não haja sobreaquecimento nos fios, não sendo possível ligar um equipamento em uma tensão que não irá suportar. Entenda:

Tomadas de 10 A:
Esse padrão é o mais fino: São utilizados para alimentar equipamentos como eletrodomésticos, computadores de baixo e médio desempenho, carregadores de celular e televisores. Nesse padrão, a potência máxima permitida em 127 V é de 1270 W, e para 220 V a potência máxima permitida é de 2200 W e os plugues e tomadas possuem 4 mm de diâmetro.

Tomadas de 20 A:
Aparelhos de ar-condicionado, secadores de cabelo profissionais e secadoras de roupa, são exemplos de produtos que necessitam de uma carga mais reforçada para funcionar (normalmente acima de 1000 W). Aí entra em cena a tomada de 20 A, com plugues maiores e capacidade de transmitir energia com mais segurança. Sua espessura necessita plugues com orifícios de 4,8 mm, além de um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Há muitas dúvidas para qual solução devo buscar quando esse problema aparece. Comprar um autotransformador? Trocar apenas a tomada de 20 A por uma de 10? Comprar um plugue novo de acordo com a necessidade? Usar um adaptador?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para cada resposta positiva dessas perguntas, corre um grande risco de qualquer opção se tornar um problema ainda maior. Cada pino é destinado ao equipamento conforme a necessidade que ele precisa, assim como cada tomada é colocada de acordo com a espessura do fio em que ela está ligado, sendo assim, tentar trocar os encaixes pode até solucionar o problema inicialmente, mas não impede que aconteça uma sobrecarga causando possíveis focos de incêndio.


⚠ Cada caso precisa ser analisado por um profissional da área que irá auxiliar na melhor escolha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Obs: Se sua tomada for de 20 A e precisa utilizar equipamentos de 10 A não precisa se preocupar, apesar da diferença, eles se encaixam perfeitamente, sem folga e não fornece nenhum risco. Já em tomadas ou adaptadores de 10 A, não pode, de maneira alguma utilizar modelos maiores; trocar a tomada ou aumentar a dimensão do furo por conta própria, fará com que ele se sobrecarregue da mesma maneira.

Comentários

Postagens mais visitadas